segunda-feira, 2 de abril de 2012

Otavio Piola - pianista e regente



Ele gosta de Beethoven e Iron Maiden. Ele é pianista profissional e não pára por ai. Otavio Piola também é regente de coral. Fala, Otávio!

Como foi seu inicio musical?
Comecei a estudar piano aos 8 anos de idade, naquela época da vida que  a gente faz um milhão de coisas... escoteiro, natação, futebol... Graças a Deus a música ganhou a disputa.

Fale sobre as suas influências, quem mais te inspirou? E por que?
Escuto muitas coisas de muitos gêneros variados: desde Iron, Pantera, Kiss, Pink Floyd, Dream Theather, passando por Elis, Tom, Banda Mantiqueira, Spok Frevo, até chegar em Incognito, James Taylor Quartet, Fourplay....mas o que realmente influenciou minha carreira foram as obras eruditas de Rachmaninoff, Bach, Beethoven (Não poderia ser diferente, uma vez que sou pianista.)

Depois de ser pianista, você também se tornou regente de coral. Como foi isso?
Trabalho como pianista correpetidor desde os meus 15 anos, e já trabalhei com muitos regentes diferentes. A gente acaba absorvendo um pouco da metodologia de trabalho dos grandes profissionais, e quando pintou a oportunidade para eu assumir a regência de um coro, não pensei duas vezes em aceitar.

Alguma coisa que você gostaria de fazer musicalmente e ainda não fez?
Várias coisas, como, por exemplo, participar de concertos e eventos musicais em outros países, dar sequência à minha jornada acadêmica...

Microfone aberto para os seus projetos para o futuro:
Estou fazendo parte de um conjunto de música instrumental brasileira, e temos vários projetos para esse grupo... fora isso, continuo regendo 2 corais (Coral Jovem Pio X e Grupo Vocal Gomes Cardim), e atuando como pianista correpetidor no Instituto Baccarelli, Centro Cultural Krupp, Coral Cênico Dons & Tons da Prefeitura de Jundiaí, além de outros coros..

Otavio Piola: otaviopiola@gmail.com